segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Papanicolaou ou Preventivo?

O exame preventivo a algum tempo atrás era conhecido como Papanicolau, este nome refere-se ao seu criador o médico greco-americano George Papanicolaou. Para ficar mais claro a importância deste método de diagnóstico, vamos resumidamente explicar como ele é feito e o que ele procura.
O útero humano é dividido em duas partes: o Colo uterino, região que tem contado direto com o canal vaginal e meio externo e o Corpo do útero, região mais interiorizada do útero. O exame preventivo (Papanicolaou) examina o colo uterino por ser a região de entrada de microrganismos patógenos, este exame procura anormalidades da parede do Colo uterino como erupções, exantemas (manchas avermelhadas),  além de um detalhamento maior, fazendo uma pequena raspagem do colo e examinando no microscópio. Ao microscópio procuramos células estranhas que possam ser cancerígenas ou não, diagnosticando um possível câncer de Colo do útero ou uma simples inflamação ou irritação que pode ser evidenciado pela presença de células da defesa do organismo feminino. A imagem mostra como o profissional capacitado para realização do exame analisa o colo uterino.
Com um espéculo que é introduzido no canal vaginal o profissional pode observar o colo uterino com mais facilidade podendo evidenciar possíveis alterações macroscópicas do Cervix Uterino (Colo do Útero).
Com um Swab o profissional coleta uma amostra do
colo do útero e o coloca em uma lâmina de vidro para análise microscópica.

Este link lhe levará para um vídeo que mostra um exame preventivo sendo feito.





Lembre-se que este exame é recomendado para todas as mulheres que já iniciaram sua vida sexual ou que já completaram 18 anos, as mulheres que fizeram a retirada do útero não é necessário ser feito o exame, a menos que esta retirada seja por conta de um câncer..

Nenhum comentário:

Postar um comentário